PALAVRA DE DOMINGO

 

VINDE BENDITOS DE MEU PAI; RECEBEI COMO HERANÇA

 O REINO

QUE VOS ESTÁ PREPARADO

(Mt 25,34)

 

          

           A primeira leitura (Ez 34,11-12.15-17) é um convite à esperança para o povo que estava exilado por causa das suas infidelidades, devidas à má orientação e mau exemplo dos responsáveis, a que chamavam pastores. Por isso, Deus, pela boca do profeta anunciou que viria para junto do seu povo, para ser Ele mesmo o seu pastor, tendo o cuidado de definir como ia exercer essa missão de pastor e rei: cuidar de cada uma das suas ovelhas (os discípulos), reunindo-as e empenhando-se com o bem estar de todas, para que aprendam a viver o seu mesmo empenho. Este é o Reino de Deus.

A segunda leitura (1 Cor 15,20-26.28) lembra-nos que Deus constituiu Jesus Cristo como princípio da nova humanidade em oposição àquela iniciada por Adão, no qual todos morreram. Tal como Cristo ressuscitou, todos aqueles que aderem a Ele e se identificam com Ele ressuscitarão, porque se empenharam na sua mesma luta e com as suas mesmas armas contra o reino do pecado, egoísmo, injustiça, miséria, sofrimento e morte. A luta é feita pela generosidade, doação, entrega e alegria no bem-fazer. É este o modo de Cristo ser rei e dos que aderem ao seu Reino.

O Evangelho (Mt 25,31-46) de hoje é a parábola do Juízo Final, uma catequese cheia de símbolos para nos dizer que, quem se fecha no egoísmo, na indiferença perante as carências dos outros não tem lugar no Reino de Deus, mas quem se abre ao bem-fazer a todos, já está a entrar na comunhão com Jesus Cristo, já está a ter o seu modo de agir, já está a caminhar para uma sempre maior participação do Reino de Cristo e na sua glória.

Pe. Agostinho Pinto scj

PARA REFLECTIR:

Estou empenhado no bem-estar de todos? Procuro libertar de mim tudo o que impede ser de Cristo e lutar pela sua mesma causa? Procuro estar alegremente empenhado no bem-fazer? Só assim é que se vive e se cresce no Reino de Cristo Rei. Foi isso que Jesus fez e ensinou.